Brasil é o 1º País a ter gelateria da Havanna, a nova vertical de negócios da marca
Empresa entra no ramo dos gelatos premium com previsão de abrir 60 lojas este ano

Até o lançamento oficial do modelo chegar ao mercado, durante a ABF Franchising Expo, evento do setor realizado de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte em São Paulo, a primeira “Heladeria Havanna” aberta no mundo passou despercebida, no Sul do País. A marca de alfajor mais famosa no Brasil, com origem na vizinha argentina, entrou no ramo dos gelatos premium e definiu a estratégia de expansão pelo modelo de franquias. Além de apresentar o novo negócio, a Havanna estreou a segunda unidade – e a primeira do estado paulista – no Shopping Anália Franco, zona leste da capital, na última quinta-feira, 26. E estão previstas a abertura de 60 lojas até dezembro de 2025.
Inspirada nas gelaterias argentinas, que valorizam os produtos artesanais, a Heladeria Havanna tem DNA da terra natal. A expansão para o segmento de sorvetes premium vem após o sucesso da linha de sorvetes de pote da marca no varejo brasileiro, presente nas principais redes de supermercados do sudeste.
Com investimento inicial em torno de R$ 320 mil, as unidades comercializam 14 sabores gelatos, milkshakes e sobremesas. Há também sabores zero açúcar e zero lactose para que alcançar todos os públicos.
O negócio
Com exclusividade no segmento de sorvetes, a primeira unidade foi aberta em maio no Pontal Shopping, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, marcando um novo ciclo de expansão com um número expressivo de vendas.
A Havanna comercializou 110 franquias em menos de seis meses da data do lançamento oficial. Neste mês de junho, a rede abrirá seis novas lojas, localizadas no estado de São Paulo e Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo três delas em shoppings da rede Multiplan.
Na capital paulista, as novas unidades têm endereço certo no Shopping Pátio Paulista, no Aeroporto de Congonhas, Galeria Campinas e Iguatemi Sorocaba, conforme a reserva de nomes nas redes sociais. Até dezembro deste ano, estão previstas a inauguração de 60 gelaterias. A expectativa de expansão da rede por meio do novo formato é atingir 400 novas lojas até 2027.
“A Heladeria é a nossa forma de trazer ainda mais da Argentina para o Brasil. É uma extensão natural da nossa história com o doce de leite, agora, em forma de sorvete artesanal, com qualidade e identidade marcantes. Estamos muito felizes em iniciar a expansão deste modelo em São Paulo”, destaca Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil, em notícia veículada pelo portal da companhia no Brasil.
O modelo de franquias inclui desde quiosques compactos até lojas completas com espaço para consumo. O investimento inicial é de R$ 320 mil, com retorno estimado entre 15 e 18 meses e lucratividade média de 18%.
Os clientes poderão desfrutar de sabores artesanais exclusivos, com textura cremosa, sabores autênticos da marca, preparados com o famoso doce de leite Havanna e outros ingredientes premium. O cardápio de lançamento conta com 14 sabores, como Dulce de leche com lascas de chocolate, pistache com com doce de leite, Tres Leches, chocolate belga com doce de leite, frutas vermelhas, napolitano e o inédito Mar Del Plata, sabor criado a partir do sal marinho, alfajor recém-lançado pela marca e que teve sua aposta como sabor de panetone no último Natal e, de acordo com a Havanna, foi sucesso entre os consumidores.
Modelo de franquia
A Havanna desembarcou em 2006 no Brasil, e segue formato de expansão principalmente por meio de franquias. No mundo, possui 2.500 pontos de venda estão espalhados por 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos e Peru.
A companhia atua com três modelos de negócios: a heladeria, sem área de mesa e espaço de 12 m², a cafeteria com modelo tradicional de loja, que requer áreas de mesas e metragem acima de 25 m², e a cafeteria modelo expresso, com espaço a partir de 8 m².
Imagem: Isis Brum/Estratégias&Negócios