Food hall avança no Brasil com a chegada do Mané Mercado a São Paulo
A inauguração da primeira unidade fora do DF será no West Plaza Shopping em novembro
publicidade

Consolidado na Europa e nos Estados Unidos, o formato de food hall começa a ganhar força no Brasil com movimentos estratégicos como o do Mané Mercado. O empreendimento, que faz sucesso em Brasília, chega em novembro a São Paulo, no West Plaza Shopping, marcando sua primeira operação fora da capital federal. A aposta sinaliza o avanço de um modelo de negócios que começa a redesenhar o mercado de alimentação em grandes centros urbanos. O projeto de 3 mil metros quadrados receberá R$ 20 milhões em investimento e está previsto para inaugurar em novembro deste ano.
O conceito reúne diferentes opções de restaurantes, com operações mais enxutas, lazer e entretenimento. Diferente das praças de alimentação, em que os projetos são desenhados para alimentação rápida, o food hall é destinado a proporcionar uma experiência completa, confortável e conveniente.
Para o Felipe Koga, head de Estratégia e Transformação do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em gestão de redes de negócios, varejo, conceito e franchising, o modelo tem uma proposta que vai além da gastronomia. “Os food halls centralizam a experiência do consumidor com uma jornada muito fluida. Em Chicago, visitei um espaço em que, independente do restaurante escolhido, o sistema de pagamento era único. Isso permite que grupos com diferentes preferências gastronômicas compartilhem a conta com facilidade, criando uma experiência mais integrada”, explica.
Segundo o executivo, outro diferencial é a capacidade de renovação constante. “Em muitos dos que visitamos, as operações tinham contratos mais curtos e infraestrutura fornecida pelo próprio food hall. Isso permitia trazer marcas independentes, negócios familiares e operações mais descoladas, que não teriam capital para um grande investimento inicial. Há sempre algo novo, seja uma marca diferente, um evento cultural ou uma intervenção artística. É uma experiência gastronômica que cria um senso de comunidade”, destaca Koga.
Foodservice como pilar estratégico dos shoppings
A chegada do Mané Mercado a São Paulo também reflete uma mudança estratégica no papel do foodservice para os centros comerciais, como em outras operações de varejo, em que a alimentação complementa a jornada de compra e agrega valor à experiência no ponto de venda físico.
“Mais do que um espaço gastronômico, projetos como esse atraem fluxo, aumentam o tempo de permanência e criam experiências memoráveis que conectam marcas e consumidores em um novo patamar de engajamento”, afirma Janice Mendes, diretora-executiva da Gouvêa Malls, consultoria especializada em centros comerciais. “É um modelo que valoriza o mix de operações e fortalece o papel dos shoppings como destinos completos de convivência”, observa.
No West Plaza, a expectativa é de que o fluxo de clientes aumente em 30% com a inauguração do espaço. Para o diretor-executivo no Mané Mercado, Saulo Sarmento, a proposta do empreendimento é ir além da gastronomia e proporcionar um destino urbano vibrante, que conecte sabores, cultura e hospitalidade, tornando-se um atrativo para o paulistano e turistas do País e do exterior. “Nosso espaço reúne diversas operações gastronômicas, cada uma com identidade e proposta próprias, mas que se complementam para criar um ambiente plural e acolhedor”, diz Sarmento.
Reposicionamento e inovação
Em setembro de 2024, o West Plaza deu início à reforma da praça de alimentação, inaugurada em maio deste ano, e ao boulevard, previsto para ser concluído no segundo semestre e a tempo da abertura do Mané Mercado. Os dois espaços estarão integrados no piso térreo do shopping, com vista para a Avenida Francisco Matarazzo.
A revitalização dos ambientes reposiciona o West Plaza como uma unidade que preza pela inovação e está atenta às novas demandas do consumidor moderno.
“A chegada do Mané Mercado São Paulo representa um marco na história do West Plaza como um dos principais shopping centers da cidade. Estamos trabalhando para oferecer experiências memoráveis aos nossos clientes e o espaço traz exatamente isso, uma combinação única de gastronomia, cultura e entretenimento. Tudo alinhado com o nosso projeto de reposicionamento, que inclui revitalização das áreas, qualificação do mix de ofertas, nova praça de alimentação, novo paisagismo e atratividades”, explica Antônio Saugo, superintendente do West Plaza.
“A operação combina experiência, qualidade e atratividade, sendo peça fundamental não só para o nosso mix, mas também para a relação do empreendimento com seu entorno. Com a conclusão da obra da nova praça de alimentação e avanço do projeto de retrofit do Boulevard, estamos elevando o patamar do shopping e criando um destino urbano vibrante e relevante para a cidade”, pontua Alexandre Machado, sócio da Hedge Investments, gestora dos fundos HGBS11 e WPLZ11, proprietários do empreendimento.
Operações e experiências no Mané Mercado São Paulo
O Mané Mercado São Paulo trará 12 operações gastronômicas com um cardápio diversificado, que vai de petiscos e pratos regionais a opções internacionais, além de três bares temáticos e um wine bar com rótulos selecionados. A ambientação terá arquitetura moderna, vista para a avenida Francisco Matarazzo e áreas verdes integradas ao shopping. A programação incluirá eventos temáticos, workshops, degustações e apresentações musicais ao vivo, reforçando o conceito de destino de convivência.
Entre os destaques estão opções vegetarianas, veganas e pratos para diferentes restrições alimentares, atendendo desde o almoço executivo até momentos de lazer em família ou happy hour com amigos. O modelo de atendimento com comanda única busca oferecer praticidade e uma experiência mais fluida para os visitantes.
Imagens: Divulgação