Mimoo: a loja onde nada é vendido e todos os produtos são grátis

Em fase de expansão, o negócio cresce entregando brindes a clientes e dados para marcas

Pode parecer “pegadinha”, mas a Mimoo gosta de destacar em seu cadastro que não existe nenhum tipo de trapaça em seu negócio. O consumidor baixa o aplicativo, identifica os pontos de resgate próximos ao seu CEP, reserva o item e faz o resgate de forma 100% gratuita. Ao chegar à loja, não encontrará ofertas, sorteios ou cobranças e, nem se quiser, poderá comprar qualquer outro item. O estoque da unidade física é destinado à entrega gratuita dos mimos.

Fundada como startup em 2019, a Mimoo nasceu com um propósito simples e claro: conectar marcas, consumidores e o varejo físico por meio de experiências reais e gratuitas. “Acreditamos que experimentar um produto é uma etapa essencial no processo de decisão de compra e, por isso, entregamos esse benefício para quem é decisor, o consumidor”, afirma Ernesto Villela, CEO da Mimoo.

O app tem 1 milhão de downloads e uma comunidade de 250 mil pessoas impactadas presencialmente. Hoje, a operação está concentrada em São Paulo, com quatro lojas abertas e a quinta prestes a inaugurar. Em razão do sucesso do modelo, a Mimoo está pronta para escalar, com unidades próprias em shopping centers e parcerias com varejistas, de olho nas regiões Sudeste e Nordeste.

E como rentabiliza?

Por trás da entrega de brindes, há uma robusta operação de retail media, ferramenta de marketing digital que reúne dados de audiência, com base no comportamento de consumo, e promove campanhas assertivas com conversão de vendas muito superior às iniciativas tradicionais.

Como Villela explica, as marcas contratam a Mimoo para ativar seus produtos por meio de sampling – entrega de amostras grátis -, pesquisas, coleta de dados consentida, mídia quiz e formatos interativos que garantem atenção e engajamento.

Cada campanha pode incluir desde entrega de produto, coleta de dados primários em conformidade com a LGPD, até ativação de mídia com roteiros personalizados. “A indústria paga por resultados concretos, com métricas claras e traqueáveis, seja em número de produtos resgatados, dados coletados ou engajamento na jornada”, conta o executivo. “Nosso modelo de negócio é baseado em receita transacional por experiência entregue”.

A indústria, geralmente, é quem mais carece de dados em relação ao comportamento do consumidor, já que o seu cliente final sempre foi o varejista. Contudo, isso vem mudando e o setor quer entender melhor o consumidor. Nos últimos 5 anos, a Mimoo ativou campanhas personalizadas para grandes marcas de bens de consumo, como Heineken, Nestlé, Colgate, P&G, PepsiCo, Saint-Gobain e Mondelez.

“Nosso propósito é recriar a relação entre marcas e pessoas por meio de experiências reais, promovendo transparência na coleta de dados, engajamento colaborativo e benefícios tangíveis para todos os envolvidos”, reforça o CEO da startup. Em resumo, como ele próprio afirma, o consumidor recebe produtos gratuitos com propósito. A indústria encontra uma forma efetiva de gerar experimentação com dados reais. E o varejo obtém tráfego qualificado e uma nova camada de experiência.

Neste último quesito, ao levar as pessoas para um ponto de resgate físico, o ecossistema do entorno se beneficia e tem oportunidade de atrair clientes que não estariam naquele local não fosse pela presença da Mimoo.

Expansão

As lojas abertas em parceria com os shoppings têm sido um grande laboratório para a plataforma, que conseguiu validar seu modelo de negócio antes de iniciar a expansão.

“Testamos tecnologia, entendemos o comportamento do consumidor e otimizamos processos. Agora, com a plataforma madura, iniciamos uma nova fase: levar a Mimoo para pontos de venda de terceiros, em todo o Brasil, com operação simples e testada. Estamos prontos para escalar”, garante Villela.

Em sua nova fase, o objetivo é transformar o varejo físico em canal de mídia, experiência e geração de dados primários com escala nacional. Na outra ponta, possibilitar à indústria transformar essa experiência em ponto decisivo na escolha por uma marca.

“Queremos que a Mimoo seja o principal programa de conexão e lealdade entre consumidores e marcas no Brasil”, diz o CEO. De acordo com ele, a expectativa é estar entre os 10 apps mais relevantes do Brasil, sendo referência em entrega de valor real, recorrente e com propósito, tanto para quem consome quanto para quem produz.

Inauguração

A Mimoo inaugurou nesta segunda-feira, 7 de julho, uma unidade física no Shopping Parque da Cidade, na zona sul da capital. A operação já inicia com entregáveis da Colgate, , entre eles escovas de dente e outros itens.

A loja fica no piso térreo do shopping, na Avenida das Nações Unidas, 14.401, Chácara Santo Antônio, em São Paulo.

Imagem: Divulgação