C&A inaugura ‘loja do futuro’ em São Paulo
A rede aposta no conceito de varejo conectado, fluido e sensorial
publicidade

A C&A inaugura, no Shopping Center Norte, em São Paulo, um novo conceito de loja. Mais do que um espaço de compras, o projeto busca transforma o ponto de venda em um hub da moda, isto é, em um lugar para empoderar os clientes ao longo de sua jornada de compra. Com o consumidor no centro da experiência, a C&A se posiciona como consultora – e quer se tornar a preferida e a mais confiável do seu público-alvo.
Desenvolvido a partir de pesquisas extensas com os clientes brasileiros e estudos profundos sobre inovações do varejo internacional, o conceito foi assinado pelo escritório de arquitetura britânico Gensler, responsável por alguns dos principais projetos de store design globais.
Um novo olhar para a experiência da cliente
A nova loja da C&A redefine a relação entre moda e consumo, oferecendo um espaço mais conectado, centrado no cliente e atento às suas necessidades e desejos. Cada detalhe foi pensado para transformar a jornada de compra em uma experiência fluida, relevante e inspiradora do primeiro passo dentro da loja até o momento da escolha das peças.
O design traduz e reforça essa proposta. A fachada, no conceito open front, é um convite para a entrada na loja. A tela de led integra as campanhas em tempo real e a iluminação suave e as texturas contemporâneas compõem um ambiente sensorial, moderno e funcional.
Ao atravessar as portas, os clientes descobrem um espaço que une design contemporâneo e curadoria de moda, transformando cada visita em uma experiência única, com mais opções, agilidade e significado em cada escolha. “Essa loja é a materialização da nossa estratégia de negócios ‘Energia’ e do nosso posicionamento: ‘A gente se encontra na C&A’. Queremos que cada cliente se sinta reconhecida, inspirada e empoderada por meio de serviços, histórias e ambientes pensados para ela”, afirma Paulo Correa, CEO da C&A Brasil.
O conceito que chega agora ao Shopping Center Norte é resultado de mais de um ano e meio de desenvolvimento de projeto, desde o redesenho dos fluxos de circulação de pessoas, princípios de atendimento e experiência, até a criação de novos equipamentos.
Moda, estilo e curadoria
Com aproximadamente 3.400 m², a nova loja traz ambientes exclusivos para os grandes destaques do portfólio da C&A, como o jeans, categoria ícone da marca, o esportivo com estilo e performance ACE e a linha de moda urbana e contemporânea Mindse7. Cada área foi projetada com curadoria visual e narrativas próprias tornando a jornada na loja uma experiencia cheia de surpresas.
Os atendentes assumem um papel ainda mais consultivo, atuando como curadores de moda que apoiam na escolha das peças de acordo com preferências e estilo de vida de cada cliente. O atendimento humano, somado às soluções digitais, amplia a personalização e transforma a compra em experiência.
Do clique ao cabide
A integração digital é um dos principais diferenciais do novo conceito. Pelo aplicativo, o cliente pode consultar tamanhos disponíveis em tempo real, localizar peças disponíveis na loja, conferir avaliações de produtos e opiniões de outros consumidores e finalizar a compra online.
Nos provadores, totens inteligentes permitem solicitar tamanhos ou cores sem precisar sair da cabine. O conceito foi desenvolvido para que o cliente encontre o que procura, no tamanho ou na cor desejada, tornando sua experiência de compra mais ágil e assertiva.
Caso o produto não esteja disponível em loja, o atendente consegue, por meio do aplicativo da marca, encontrar o produto na loja mais próxima e enviar para a casa da cliente.
Na etapa de pagamento, a jornada também é simplificada. Além dos self-checkouts e da tecnologia de etiquetas inteligentes por radiofrequência (RFID), a C&A segue pioneira no Brasil ao oferecer biometria facial – o “pague com um sorriso” – como forma de autenticação em segundos para clientes do cartão digital C&A Pay.
Sustentabilidade em cada detalhe
A sustentabilidade também se revela em cada detalhe do novo espaço, reafirmando o compromisso da C&A de fazer moda com impacto positivo. A loja adota uma série de práticas sustentáveis que reforçam seu compromisso com o meio ambiente.
Toda a energia utilizada é proveniente de fontes renováveis e as cortinas são confeccionadas com jeans mais sustentável. O piso das áreas esportivas é feito com borracha reciclada, contribuindo para a redução de resíduos. Além disso, a loja implementa logística reversa de cabides, promovendo a reutilização de materiais e as shoppers bags reutilizáveis do Movimento ReCiclo substituem definitivamente as sacolas plásticas, fortalecendo a proposta de circularidade e consumo consciente.
Entre os destaques da estrutura, está um espaço dedicado ao próprio Movimento ReCiclo, iniciativa que já deu o destino correto para mais de 350 mil peças de roupas. Nesse espaço, as clientes encontram uma urna para o descarte consciente de roupas que não usam mais, com a garantia de que terão o destino correto. O jeans doado, por exemplo, ganha uma nova vida ao ser transformado em uma nova coleção.
O ambiente, acolhedor e convidativo, foi desenhado para ser mais do que um ponto de coleta: é um convite à reflexão sobre o impacto das escolhas de consumo, com informações sobre os compromissos de sustentabilidade da companhia e até um sofá para pausa e conversa.
Para além da arquitetura e da tecnologia, a loja “Energia” simboliza a estratégia de evolução contínua da companhia no Brasil, baseada em escuta ativa, dados e proximidade com os clientes. “Estar à frente no varejo não é apenas lançar tendências, mas criar espaços onde a moda e as pessoas se encontram de forma autêntica. Essa loja é um laboratório vivo, um modelo que moldará o futuro da C&A e do setor, sempre com inovação, a cliente no centro e sustentabilidade”, reforça Correa.
Imagens: Divulgação