Estratégia da Yungas mira alavancar redes sem perder padrão
CEO da empresa diz que o segredo da expansão é transformar gestão em fluxo único
publicidade

O crescimento acelerado de redes de varejo e franquias costuma vir acompanhado de um dilema: como expandir mantendo qualidade, padronização e eficiência operacional? Para Guilherme Reitz, CEO da Yungas, plataforma de soluções para a otimização de negócios, a resposta passa por transformar a gestão em um fluxo único, centralizado e mensurável.
Por essa razão, a solução da Yungas funciona como uma espécie de “sistema nervoso central” das operações. A proposta é clara: reduzir ruídos de comunicação, alinhar processos e dar previsibilidade ao crescimento em ambientes cada vez mais complexos e hiperconectados.
Guilherme Reitz é palestrante do BConnected 2025, evento do Grupo Bittencourt, que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro Santander, em São Paulo. O portal E&N é media partner e publica uma série de entrevistas com os executivos que irão palestrar.
- Leia Mais: “As empresas chinesas não escalam porque são perfeitas, mas porque são rápidas”
- Leia Mais: Ressonância é a nova moeda do crescimento
Integração de dados para insights rápidos
Mais do que coletar informações, a Yungas organiza dados em painéis integrados e acionáveis. Relatórios comparativos, alertas contextuais e trilhas de ação permitem encurtar o ciclo entre detectar problemas, tomar decisões e executar ajustes. O objetivo é transformar informação dispersa em respostas rápidas, da ruptura de estoque ao desvio em auditorias.
Para que isso aconteça, a estratégia é centralizar comunicação, indicadores e processos em uma única plataforma. Segundo Reitz, isso cria uma “fonte única da verdade” para matriz e unidades. Essa abordagem garante que cada nova operação já comece dentro do padrão estabelecido, o que possibilita escalar sem comprometer consistência e qualidade.
Além da tecnologia, a empresa incorpora um programa de excelência que traduz a cultura da rede em práticas concretas. Checklists, trilhas de treinamento em LMS, materiais de apoio e auditorias são integrados ao sistema, tornando a cultura algo mensurável e recorrente. Assim, cada unidade atua alinhada ao todo, mesmo em processos de expansão acelerada.
Completando a jornada, a plataforma monitora indicadores essenciais para a franqueadora acompanhar a performance das unidades e corrigir mais rápida e assertivamente os pontos frágeis da operação. Os principais indicadores são:
- NPS em tempo real, com análise por unidade;
- Supply chain centralizado, com fornecedores homologados e previsibilidade de demanda;
- Auditorias de campo, com planos de ação e rechecagem; e
- Treinamentos e engajamento, que medem adesão ao modelo de gestão.
IA assistiva como próximo passo
Hoje, a inteligência artificial da Yungas apoia suporte e atendimento. Mas Reitz já vislumbra uma IA assistiva, capaz de auxiliar auditorias, identificar padrões operacionais e organizar campanhas de trade marketing.
A proposta é usar tecnologia para orientar decisões, acelerar padronização e dar mais autonomia às unidades, mantendo o humano no comando.
Prévia da apresentação
Ao alinhar gestão, cultura e dados em um único fluxo, a Yungas propõe um modelo de expansão que combina velocidade e previsibilidade. No BConnected 2025, Guilherme Reitz mostrará como grandes redes podem adotar essa estratégia para crescer sem abrir mão da essência e do padrão de qualidade.
Para o CEO, crescer não é apenas abrir unidades, mas garantir que cada uma mantenha a força e consistência da rede como um todo.
O BConnected 2025
O BConnected é o principal evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina. Em 2025, completa 15 anos e tem a previsão de receber mais de 2 mil participantes, entre os quais, 80% de perfil decisório, incluindo fundadores, sócios, C-Levels e diretores de operações dos setores de varejo, franchising, indústria e serviços. O tema definido para este ano é “O Código do Crescimento – Decifrando as estratégias para expandir com inteligência em um ambiente complexo e hiperconectado”. Em outras palavras, o evento abordará os desafios do crescimento na era pós-digital e gerar conhecimento e insights claros para o público presente e para a audiência que acompanhará o BConnected online.
Líderes de marcas globais como Alpargatas, Nvidia, McDonald’s, Tommy Hilfiger, AmPm, Natura, Dexco, Stix, entre outras, irão debater a cultura de inovação, as abordagens inéditas em dados, as mais recentes experiências do consumidor virtual e as estratégias mais atuais em expansão de negócios.
No segundo dia, haverá o anúncio dos vencedores do Selo Top 25 do Franchising Brasileiro. O prêmio, também alinhado ao tema central do BConnected, completa 8 anos em 2025.
Como participar:
Os ingressos estão disponíveis para participação presencial e online por meio da plataforma Sympla. Clique aqui para adquirir o seu ingresso.
Local:
Teatro Santander, São Paulo
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia – São Paulo
Data e horário:
De 7 a 8 de outubro de 2025, a partir das 8h30 até as 18h do segundo dia
Informações:
www.bconnected.com.br
Imagem: Arquivo Pessoal