Painel com 10 líderes do varejo encerra Latam Retail Show

O momento celebrou uma década do evento, marcado pela inovação e pelo debate sobre o futuro do varejo e do consumo no Brasil

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O último dia do Latam Retail Show (LRS) sponsored by IBM foi marcado pela presença de dez líderes do varejo na plenária principal do evento, realizado de 16 a 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O número não foi aleatório. O LRS completou uma década de existência este ano e se consolida como um dos principais palcos das tendências e do futuro do varejo. Realizado no segundo semestre, não apenas debate as tendências globais de eventos como NFR Retail’s Big Show, mas procura selecionar especialistas para antever a edição seguinte.

Promovido pela Gouvêa Experience, com foco em negócios B2B, reuniu, segundo a organização, 3.800 visitantes, mais de 250 palestrantes nacionais e internacionais em 100 horas de conteúdo. Foram apresentadas 17 pesquisas inéditas, abordando temas estratégicos como inovação, transformação digital, experiência do consumidor, eficiência operacional e inteligência artificial.

Com o tema “Retail Metafusion: 10 years ahead”, o LRS promoveu debates sobre a evolução do varejo, comportamento do consumidor, inteligência artificial, eficiência operacional, omnicanalidade e inovação tecnológica, reunindo painéis que abordaram desde transformação digital e performance operacional até o futuro do foodservice, onde o uso de tecnologia foi destaque como motor de crescimento do setor.

Magalu-conceito

Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, selecionou três perguntas sobre negócios para lideranças plurais, equilibrando homens e mulheres, e setores diversos. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Grupo Magazine Luiza, foi a personalidade destaque, recebendo a alcunha carinhosa de “imbrifável” de Gouvêa.

“A Luiza é imbrifável”, disse. “A gente combina uma coisa, mas, na hora, ela faz do jeito dela”, completou, sorrindo. A executiva responsável pela expansão do Magalu do interior paulista para uma das maiores redes de varejo brasileiro anunciou a abertura da loja-conceito, no Conjunto Nacional, em dezembro.

Painel com 10 líderes do varejo encerra Latam Retail Show

No vídeo compartilhado com o público, todas as marcas do grupo estarão integradas – nas palavras de Luiza – em um conceito disruptivo de loja. No entanto, ela não deu detalhes da operação.

O painel histórico, com o tema “10 anos de Latam + 10 years ahead: a visão de futuro de 10 grandes lideranças do varejo e consumo”, comandado reuniu executivos, além de Luiza Helena, Belmiro Gomes (Assaí), Sergio Zimerman (Petz), Andre Farber (Riachuelo), Peter Furukawa (Lojas Quero-Quero) e Paula Andrade (Natura).

Balanço do evento

Além da plenária principal, o congresso contou com três arenas com programações segmentadas com diversos painéis por onde passaram temas nos segmentos de luxo, mercado de material de construção, tecnologia, gestão e foodservice, ampliando as discussões e possibilitando uma experiência de aprendizado mais direcionada.

O congresso também apresentou 17 pesquisas inéditas, com temas que vão desde comportamento e tendências de consumo até inovação e performance operacional. Entre os estudos, destaque para o “Censo Brasileiro de Strip Malls”, “Varejo e Serviços – Do cenário econômico aos resultados das empresas”, “WGSN Shopper Priorities: as prioridades de compras nos próximos anos”, “A Revolução da Conveniência” e “Construcheck Macrotrends – Gouvêa Inteligência”.

O Latam Retail Show teve um painel inédito transmitido simultaneamente entre São Paulo e Paris, conectando a principal plataforma de conteúdo de varejo e consumo da América Latina com a primeira edição da NRF Europa. O encontro internacional reuniu o diretor-geral do Gouvêa Ecosystem e Fábio Adegas Faccio, CEO da Lojas Renner com Selvane Mohandas Du Menil, diretor-executivo da International Association of Department Stores (IADS), e Marcello Zanfi, head of Retail Leasing Occupier da CBRE, que da França trouxe uma perspectiva europeia sobre os impactos das mudanças e ajustes exigidos pelo novo cenário global.

A programação contou ainda com nove eventos paralelos gratuitos, incluindo o 1º Encontro Latino-Americano de Strip Malls, o 1º Luxury Retail & Services Summit, a 5ª edição do Fórum IDV – ESG no Varejo e Consumo, a 3ª edição do Retail Design Meeting (RDI Brasil), a 3ª Fashion Retail Arena, a 1ª edição do Retail CX Forum by SoluCX, o 1º Fórum de Líderes do E-commerce e Digital (LED), o Foodservice Meeting e o Fórum Matcon. Esses espaços permitiram debates aprofundados sobre tendências, inovação, sustentabilidade, experiência do cliente, digitalização, integração das cadeias de valor e expansão dos negócios.

Outros destaques foram o Prêmio Abilio Diniz – Líder que Inspira Líderes, entregue por Luiza Trajano para seu filho Fred Troiano e o Prêmio Retail Tech Awards – 10 Years Ahead, concedido para a startup Sinatra que venceu as 10 empresas classificadas por apresentarem soluções inovadoras capazes de transformar o futuro do varejo.

“Chegar aos 10 anos do Latam Retail Show é a confirmação de que o varejo brasileiro está em constante evolução. Este evento reúne as principais lideranças para discutir desafios, compartilhar experiências e inspirar soluções que vão moldar os próximos anos. O Latam Retail Show é um espaço para as pessoas que atuam em diferentes frentes do varejo acessarem conteúdos estratégicos, interagirem e se prepararem para o que vem pela frente”, disse Gouvêa.

Organizado pela Gouvêa Experience, o Latam Retail Show chega aos dez anos como referência em tendências, inovação e transformação digital no varejo da América Latina, firmando-se como ponto de encontro de líderes, especialistas e profissionais que buscam antecipar o futuro do setor.

Os patrocinadores da edição de 2025 foram E-goi, Onebet, IBM, Active Campaign, 4Yousee, Beeviral, TOTVS, Espaço Laser, Capture Digital, Meta, Braze, Kadeh Varejo, Sonda, Estúdio Jacarandá, Nestlé, TNS, Awin, Omnilogic e The LED.

Imagem: Isis Brum/Estratégias&Negócios

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