Oxxo terá pop-up de moda para pessoas e pets em SP

A ação, prevista para outubro, celebra o aniversário da rede no Brasil

publicidade

A rede de supermercados de conveniência Oxxo irá lançar uma pop-up sotre em uma das unidades da capital paulista para celebrar 5 anos de presença no Brasil. A loja temporária integra um conjunto de iniciativas, que englobam comunicação, ofertas, coleção de roupas e um vídeo-manifesto que homenageia a cidade de São Paulo, onde a história da marca mexicana começou.

Segundo Camila Assis, head de Marketing e Comunicação Externa do Oxxo, o objetivo da campanha é levar a marca para dentro da casa dos consumidores. Entre os itens previstos, estão camisetas, roupinhas para pets, entre outros itens “descolados” para engajar o público jovem, alvo da campanha.

“O Oxxo atende a uma camada de clientes muito jovem, muito conectada com a cidade, com o movimento, com tudo isso que está acontecendo. Quando a gente fala de uma marca que está no coração da cidade e de todo urbanismo que a envolve, falamos de conexão com os jovens”, disse Camila, que palestrou no primeiro dia do Latam Retail Show, evento B2B com foco em varejo, realizado de 16 a 18 de setembro, no Expo Center Norte.

A rede irá mensurar o impacto da iniciativa e, a depender do resultado, poderá transformar o projeto em uma linha.

Esquinas de sucesso

Camila apresentou o painel “A força da esquina: como o Oxxo constrói proximidade em São Paulo” no Latam Retail Show. Estrategicamente, a marca de supermercados busca esquina de alta visibilidade, em bairros com potencial de desenvolvimento, com foco claro em conveniência. Para atender às necessidades do seu público, se posiciona em locais com alto fluxo, onde as pessoas moram, trabalham, estudam, deslocam-se, buscam cuidados (hospitais) e se divertem.

Com essa visão, a marca global do grupo Femsa, chega aos 46 anos com 26 mil lojas, das quais 23 mil (88,5%) estão no país de origem. No Brasil, está presente em 28 cidades com cerca de 600 lojas inauguradas.

Camila afirma que o Oxxo olha para a necessidade do cliente para definir o mix de produtos: para sede, principal bebida consumida; para um café da manhã prático, café e salgados prontos da marca; para a indulgência, chocolates.

Marca global com visão local

Um dos aprendizados que Camila levou para o Latam Retail Show foi a visão de uma marca que cresce internacionalmente e se ajusta às realidades locais para gerar conexão com as pessoas que circulam no mesmo espaço.

Um desses exemplos é a construção de decks para o consumo de produtos no local. A executiva de Marketing disse que apenas no Brasil existe esse espaço e que essas adaptações geram mais recorrência e proximidade.

O café Andatti, que leva o selo mexicano, foi adaptado ao paladar nacional. A ideia de incrementar a operação se deve à estatística: o cafezinho é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Para a empresa, foi uma oportunidade.

Comunicação autêntica

O engajamento com o público jovem, segundo Camila, começou na comunicação da marca com a pronúncia do nome – se fala Ó-quis-sô mas pode chamar como quiser. A partir daí, a companhia aproveitou as oportunidades de fazer parte da conversa do brasileiro, principalmente, nas redes sociais, compartilhando os memes gerados. A interação, além de inovar o diálogo, gerou ainda mais proximidade, resultado que o Oxxo busca para além dos mercados.

Não para menos, investir em moda e acessórios para pessoas e pets é uma estratégia em sintonia com a essência da rede. “A roupa leva a marca para dentro de casa, então, ser mais próximo que isso é impossível”, afirmou.

O Oxxo possui uma plataforma online para venda de vestuário e acessório feminino, chamada Oxxo Wear, coleção que deverá fazer parte da pop-up lançada em outubro.

Além disso, de expandir os negócios para outros segmentos, as fachadas emblemáticas, que representam a vertical de retail media, somam mais de 30 projetos em 5 anos no País, 5 milhões de views até agora e 350 matérias jornalísticas expondo as parcerias.

Sobre o futuro, Camila acredita na expansão desse modelo de conveniência, com o desafio de estar cada vez mais perto dos consumidores. Entre as 600 lojas em operação, 400 estão na capital paulista. “A gente tem uma oportunidade muito grande saindo um pouco da capital, mas a ideia é seguir com esse modelo de negócio que é vencedor ao redor do mundo”, concluiu.

Imagem: Isis Brum/Estratégias&Negócios

Assine a nossa newsletter E fique por dentro das novidades