Pernambucanas aposta em espaço de beleza
Em operação em duas unidades, o plano é expandir para outras 50 até o início de 2026
Para se aproximar dos clientes, a Pernambucanas criou o Espaço Beleza, uma área exclusiva dedicada à venda de perfumaria, maquiagem, cuidados pessoais, tratamentos capilares, além de acessórios, óculos e relógios. Os espaços, que foram ampliados devido ao sucesso, estão funcionando nas lojas do Shopping SP Market e no centro de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. O plano de expansão levará o espaço para mais 50 unidades até o primeiro trimestre do próximo ano.
O novo espaço possui localização estratégica e de destaque dentro da Pernambucanas, com um ponto de venda exclusivo, além de contar com uma equipe treinada para atendimento e apresentação de produtos, que podem ser experimentados pelos clientes. Os ambientes, de até 40 m², contam com portfólio amplo de produtos para atender aos mais variados desejos, desde marcas consagradas de perfumaria, como Animale, a fenômenos de maquiagem, como Franciny Ehlke, Mari Maria e Bruna Tavares. O mix também inclui ícones do skincare, como Bioré, e clássicos nacionais como Payot, Océane e Giovanna Baby. Até o dia 16, todos os produtos do Espaço Beleza terão 20% de desconto, em ambas as lojas.
Para Francine Mottin, vice-presidente Comercial da Pernambucanas, ampliar o sortimento significa estar ainda mais próximo dos clientes. “Esse lançamento reforça o nosso compromisso em oferecer soluções completas de moda com qualidade e preços acessíveis. Iremos oferecer um mix completo, com diversas marcas, variedade e possibilidades para todos os estilos. Sabemos o quanto a beleza é um território fundamental para fortalecermos a autoestima, bem-estar e expressão pessoal. Por isso, queremos que cada cliente encontre aqui tudo o que precisa para se sentir bem, confiante e feliz”, diz.
Mercado de beleza
De acordo com a Agência Sebrae do Rio Grande do Sul, em 2024, o mercado de beleza no Brasil movimentou cerca de US$ 27 bilhões, posicionando o País entre os cinco maiores do mundo nesse segmento. Com a previsão de crescimento contínuo, estima-se que o Brasil atinja US$ 32 bilhões até 2027, conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Statista.
O Brasil também se destaca por estar entre os três maiores lançadores de produtos de beleza, um reflexo da sua enorme capacidade de inovação e consumo nesse setor. Além disso, gerou cerca de 6,3 milhões de empregos em 2024, representando um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.
Entre os segmentos mais rentáveis, destacam-se:
- Cuidados com a pele;
- Fragrâncias;
- Cosméticos.
Esses setores têm previsões de crescimento para os próximos anos, indicando que o setor de beleza continua a expandir e a diversificar suas ofertas.
Tendências do setor
A Agência Sebrae-RS, lista algumas tendências para o mercado de beleza.
- Neuro glow: a união da beleza com o bem-estar emocional
A tendência neuro glow se baseia no conceito de que beleza e saúde mental estão profundamente conectadas. Em 2025, os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que não apenas cuidem da aparência, mas também promovam o alívio do estresse e o equilíbrio emocional.
Esse movimento envolve práticas como psicodermatologia e neurocosmética, que tratam a pele e o cabelo enquanto cuidam da saúde mental. Essa abordagem integrada reflete um comportamento crescente entre os brasileiros, que associam o autocuidado a uma prática de saúde integral.
- Belez-IA: a personalização por meio da inteligência artificial
Outra grande tendência para o setor é a Belez-IA, que envolve o uso da inteligência artificial para criar experiências altamente personalizadas.
Tecnologias como espelhos inteligentes e aplicativos de diagnóstico de pele em tempo real estão se tornando mais comuns, oferecendo recomendações baseadas nas necessidades específicas de cada consumidor. No Brasil, 62% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de cuidados pessoais que sejam hiperpersonalizados.
- Produtos em evidência: sustentabilidade e inovação
Com o aumento da conscientização ambiental, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade dos produtos. A tendência beleza limpa e sustentável já não é mais uma novidade, mas uma exigência do mercado.
A busca, agora, é por produtos com formulações livres de ingredientes tóxicos, embalagens recicláveis e processos de produção éticos. Além disso, produtos que cuidam do microbioma da pele também estão ganhando destaque.
Outro movimento importante são os ingredientes climática e ambientalmente adaptáveis, formulados com ingredientes que se ajustam a variações de temperatura e umidade.
Imagem: Divulgação