Marsil insere aroma do panetone Bauducco em cupons e tickets
A técnica usada na ação permite imprimir fragrâncias em papel térmico sem comprometer a legibilidade
Quem acredita que não há mais o que inventar no varejo para conquistar consumidores e ampliar as vendas, certamente, não conhece bem o setor ou sua capacidade inventiva. A Marsil Atacadista, distribuidora de doces para a América Latina, lançou cupons fiscais e tickets de estacionamento com aroma do panetone tradicional da Bauducco. As empresas fecharam uma parceria estratégica que envolveu também a Regispel, a companhia responsável por concretizar o projeto.
A iniciativa marca a estreia da tecnologia chamada aromomídia, que permite imprimir fragrâncias em papel térmico sem comprometer a legibilidade. Com isso, a experiência do consumidor começa antes mesmo da compra. O cheiro do panetone, tradicional símbolo das festas de fim de ano, se torna um convite direto ao imaginário afetivo do Natal.
A expectativa é que mais de 1 milhão de mídias aromatizadas circulem até dezembro nas unidades da Marsil, ampliando o alcance da campanha e reforçando o papel do olfato como ferramenta de engajamento.
Segundo a atacadista, a ação faz parte de uma estratégia que une inovação e experiência em um momento de forte consumo. “Na Marsil, inovação não é apenas uma diretriz, é parte da nossa cultura. Buscamos constantemente novas formas de surpreender e encantar nossos clientes”, afirma Cátia Moura, gerente de Trade Marketing da distribuidora. De acordo com a executiva, a ativação sensorial reforça a força do portfólio Bauducco Panettone e inaugura uma maneira completamente nova de criar conexão emocional no ponto de venda.
Nova tecnologia
A Regispel, responsável pela tecnologia, destaca que ações sensoriais têm se tornado ferramentas estratégicas em um varejo cada vez mais competitivo.
“Mais do que uma solução tecnológica, a aromomídia é uma ferramenta de conexão emocional. O olfato tem o poder de despertar memórias e sentimentos e isso se traduz em uma forma muito poderosa de comunicação entre marcas e consumidores”, explica Giancarlo Pizzutto, diretor de Marketing da empresa.
Expectativa para o fim de ano
O varejo brasileiro se prepara para o período mais aquecido do ano, com expectativas de crescimento impulsionadas por ações que intensificam a experiência do cliente. Este é o momento para cenários em que as experiências de compra se tornam cada vez mais determinantes para a decisão do consumidor.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Natal deste ano deve movimentar mais de R$ 72 bilhões em vendas e faturamento 2,1% maior que 2024. Em comparação ao digital, é esperado que o e-commerce movimente, no mesmo período, R$ 26,82 bilhões em faturamento, conforme projeção da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom). A previsão da entidade, que inclui as vendas online desde a Black Friday ao dia 25 de dezembro, é de que o valor represente um crescimento de 14,95% em comparação ao ano anterior.
Ainda segundo a CNC, os super e hipermercados deverão movimentar, daquele montante, R$ 31,5 bilhões, o que equivalente a representar cerca de 43% do faturamento total. O setor é o principal responsável pela geração de receitas do varejo nesta época do ano. Na sequência, destacam-se as lojas de vestuário, calçados e acessórios e artigos de uso pessoal e doméstico, com impactos positivos nesta data.
A CNC ressalta, no entanto, que os juros e a inadimplência elevados tendem a frear uma expansão mais significativa do consumo no Natal deste ano.
Temporários
Sobre as contratações temporárias, novamente os ramos de super e hipermercados, roupas, calçados e acessórios saem na frente, com o maior número de vagas e admissões. A estimativa é de que a cada 100 vagas criadas para o Natal de 2025, 91 deverão ser destinadas a vendedores, caixas, almoxarifes, armazenistas e técnicos de vendas.
Em números gerais, de acordo com o estudo da CNC, apresentado nesta terça-feira, 3, o varejo espera contratar 112,6 mil trabalhadores temporários, 5,5 mil a mais do que em igual período do ano passado para atender ao maior volume de vendas.
Com informações da Agência Brasil
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