Mulheres têm mais interesse em empreender e negócios de até R$ 300 mil são os que se destacam
Entre as tendências do ano, estão em alta lavanderias automatizadas e sorveterias

Com a expectativa de receber 60 mil pessoas nos quatro dias de eventos – 25 a 28 de junho -, a ABF Expo Franchising 2025 atraiu principalmente o público feminino e investidores dispostos a franquear negócios de R$ 10 mil a 300 mil. O perfil do franqueador e do franqueado foi apresentado pela diretoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante a coletiva de imprensa, na abertura do evento.
Segundo Tom Moreira Leite, presidente da entidade, 59,8% dos visitantes são mulheres e 35,7% têm entre 36 e 45 anos. Mas os empreendedores jovens, entre 26 e 35 anos, representam mais de um quarto do público presente, enquanto aqueles entre 46 e 55 anos, 20%.
Quanto ao interesse por investimento inicial, 67% estão mais propensos a negócios que vão desde R$ 10 mil até 300 mil. Segmentado por faixa de investimento, 35% tem interesse por franquias de R$ 10 mil a R$ 100 mil e 32%, de R$ 100 mil a 300 mil. Investimentos muito baratos, abaixo de R$ 10 mil e muito altos, acima de R$ 500 mil, atraem somente 10% do público presente e 13% se sentem atraídos por negócios na faixa de R$ 300 mil a R$ 500 mil.
O que os investidores buscam e o que encontram na feira
De acordo com a pesquisa de perfil da ABF, 37% dos visitantes querem ampliar seu conhecimento sobre franquias e 23% buscam uma visão geral do mercado para entender as novidades e as tendências do momento.
Nesse quesito, os modelos de operação leve, como quiosques, delivery e lojas compactas, com alta adaptabilidade ao consumidor final, isto é, de conveniência, e escalável permanecem em alta. Os destaques são os segmentos de lavanderias automatizadas, mercados autônomos e as redes de sorveteria e açaí. Estas últimas têm sido responsável por puxar os resultados positivos em Alimentação e Foodservice.
Expositores
Em relação aos expositores, 47% apresentam ofertas de franquias até R$ 200 mil, o que demonstra entendimento do setor em relação ao perfil dos investidores e ao cenário econômico brasileiro, com altas de juros e inflação, que impactam na capacidade de investimento produtivo.
Mesmo diante de desafios, o franchising permanece aquecido. Em 2024, o setor de franquias faturou R$ 273 bilhões, um avanço de 13,5% quando comparado ao mesmo período de 2023, e registrou um total de 197.709 operações. Os resultados do primeiro trimestre deste ano apontam para 1.021 novas operações, totalizando, agora 198.730 de 3.280 marcas.
A categoria de fornecedores representa 19% das marcas expositoras. Com isso, negócios com investimento inicial acima de R$ 200 mil até mais de R$ 500 mil representam 35% das marcas presentes no evento.
Imagem: Divulgação