Casa Bauducco se reposiciona como cafeteria premium e DNA italiano

Principal inovação do ano é o cardápio, que terá receitas italianas inéditas no Brasil

A Casa Bauducco deu início a um reposicionamento estratégico no mercado de cafeterias. A rede está consolidando mudanças no design das lojas, identidade visual da marca e, entre agosto e outubro deste ano, lançará um novo cardápio. O objetivo é se firmar como cafeteria premium com DNA italiano.

De acordo com Elio França, chief business unit D2C da Bauducco, a nova etapa representa uma evolução estratégica na trajetória da empresa e marca sua entrada em um novo patamar de negócio e de franchising. “Além de ampliar a oferta gastronômica, estamos fortalecendo o diferencial competitivo da rede ao entregar memória, identidade e originalidade”, diz.

O novo menu incluirá receitas italianas inéditas no mercado brasileiro, contribuindo efetivamente para a mudança de posicionamento da marca, iniciada em 2024. As unidades que passaram pela atualização do espaço físico, segundo a companhia, registraram crescimento de vendas entre 10% e 40%.

“Esse novo portfólio traz receitas italianas que nunca haviam sido oferecidas no País, mantendo nosso compromisso com a exclusividade e a autenticidade. A Casa Bauducco sempre apostou em produtos únicos e proprietários que traduzem sua essência”, afirma França. De acordo com o executivo, a companhia potencializará oportunidades operacionais para os franqueados e reforçará a percepção da empresa como referência em experiências de consumo marcadas por sabor, qualidade e conexão emocional.

Incentivo financeiro

Durante a ABF Franchising Expo 2025, evento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que termina neste sábado, 28, a Casa Bauducco lançou uma política inédita de incentivo financeiro voltada exclusivamente a candidatos cadastrados durante feira, que fecharem contrato até dezembro de 2025.

O pacote inclui isenção da taxa de repasse, no valor de R$ 30 mil, para lojas de transferência e 50% de desconto na taxa de franquia, que custa R$ 60 mil, para novos empreendimentos.

No total, são 200 unidades da marca em operação e a projeção é crescer 60% em número de inaugurações nos próximos 12 meses. A política inédita de incentivo financeiro visa a impulsionar essa expansão.

“Nosso plano de crescimento é criterioso e sustentável, com uma meta de 500 unidades no total a médio prazo. A proposta de incentivo na ABF Expo é uma forma concreta de incentivo ao empreendedorismo, atraindo novos franqueados com formatos mais acessíveis”, conta Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco. 

Além do incentivo, a rede apresenta um modelo de negócio com três faixas de investimento, nos modelos Básico, Padrão e Premium, além de redução de até 43% no custo de implantação, facilitando a entrada dos investidores, profissionais em transição de carreira e empreendedores iniciantes. 

A flexibilidade do modelo de franquia também é um diferencial. Além das lojas físicas, a Casa Bauducco traz novos formatos arquitetônicos já alinhados à nova identidade visual, como quiosques, tuk tuks e carts, ampliando as possibilidades de atuação. A empresa, inclusive, oferece o modelo de cart sem custo do ativo, um movimento inédito no mercado de franchising.

Com suporte integral, canais de venda variados como e-commerce, B2B e ativações, parcerias estratégicas com Playstation e já realizadas com marcas como Netflix, Fini, entre cafés especiais da Fazenda Ipanema Coffees e unidades integradas com a Bauducco Lojas, a rede vem consolidando sua presença em diferentes clusters e regiões do País.

Entre as inaugurações realizadas recentemente, destaca-se a entrada no segmento de clubes, com o novo ponto na Sociedade Hípica de Campinas, no interior paulista, ampliando sua capilaridade de forma estruturada.

Expansão da flagship

Para os próximos 12 meses, a previsão é serem inauguradas 15 unidades da flagship da Bauduco. São unidades integradas entre a Casa Bauducco e a Bauducco lojas.

Recentemente, foram inauguradas unidades na Rodovia Fernão Dias, em Extrema, Minas Gerais, e na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo, e no Auto Posto Sakamoto, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

Imagem: Divulgação