Vibra entra no mercado de óleos básicos, que deve faturar US$ 46 bi até 2029
A nova marca nasce com estratégia de longo prazo para mercados do Brasil, da AL e global

Com o objetivo de fortalecer sua cadeia de suprimentos e de olho em um setor que promete faturar, globalmente, US$ 46 bilhões até 2029, a Vibra anuncia sua entrada no mercado de óleos básicos e lança uma nova marca, chamada Vibra Base Oil. A nova frente, dentro da estrutura de lubrificantes da companhia, vai trabalhar na comercialização para atender a uma demanda crescente por óleos básicos de alta qualidade no Brasil e na América do Sul, alinhada às exigências globais por eficiência e sustentabilidade.
A decisão de ingressar neste segmento reflete a visão da companhia de fortalecer sua cadeia de suprimentos. Com essa iniciativa, reduz dependências externas e garante maior competitividade. Além disso, a marca já está alinhada com as regulamentações ambientais rigorosas mundiais, como as normas Euro 7 e EPA, publicadas pelas agências europeia e norte-americana, respectivamente, para controle da poluição e proteção ambiental e humana.
O portfólio inicial comercializado terá como destaque, entre outros, os óleos básicos Grupo 2, em parceria estratégica com a Motiva e seus produtos Aramco, reconhecidos por sua pureza e desempenho superior. A empresa também prevê a oferta de armazenamento estratégico no Porto do Açu, assegurando agilidade na distribuição para todo o território nacional. A linha de produtos deverá incluir também óleos do Grupo III e outras soluções especializadas, acompanhando as novas demandas tecnológicas da indústria.
Para esclarecer essa classificação, os óleos lubrificantes são categorizados de 1 a 5. Os mais poluentes estão no Grupo 1 e os mais refinados. com menor teor de impureza, são classificados nos Grupos 2 e 3.
Demanda interna
Com a nova marca, a Vibra reforça sua atuação como plataforma multienergia e ganha força no mercado de lubrificantes. Segundo a companhia, a nova linha atende a uma lacuna importante identificada nesse mercado: as pequenas e médias empresas que, muitas vezes, enfrentam dificuldades com prazos, lotes mínimos e instabilidade no fornecimento de óleos básicos.
Neste contexto, a Vibra se posiciona como uma fornecedora confiável, combinando escala industrial, expertise logística e parcerias estratégicas para oferecer soluções diferenciadas e com capacidade de entrega com rapidez, uma vez que possui logística robusta em todo território nacional. A empresa garante estrutura adequada para manter estoque permanente flexibilidade na entrega e suporte técnico especializado, fatores críticos para esse segmento.
A estrutura da Vibra dedicada à operação de lubrificantes e, agora, de óleos básicos, conta com uma capacidade de armazenagem de 44 milhões de litros, distribuídos em 51 tanques, e está presente em 3 terminais estratégicos. Conta, ainda, com dois portos para escoamento e logística. Essa estrutura garante eficiência operacional e ampla capacidade de atendimento às demandas do mercado.
“Entramos neste mercado não apenas como mais um fornecedor, mas como um parceiro estratégico. Temos a maior capilaridade no Brasil, a fábrica mais moderna da América Latina e capacidade de armazenamento. Estamos prontos para atender os maiores clientes, mas, principalmente, os pequenos que buscam segurança no abastecimento, qualidade técnica e competitividade”, afirma Juliano Prado, vice-presidente de Comercial B2B da Vibra.
Expansão internacional
Além do mercado doméstico, a Vibra já mira oportunidades de exportação para países como Chile, Argentina e Colômbia, onde a demanda por óleos básicos de qualidade tem crescido.
Apesar da crescente eletrificação no setor automotivo, os óleos básicos permanecem como itens essenciais em aplicações como transporte pesado, máquinas industriais e agrícolas, áreas onde a transição energética ainda está em estágio inicial, mas irá acontecer. Com esse entendimento de longo prazo, a nova linha atende à demanda atual ao mesmo tempo em que combina sustentabilidade, antecipando-se às regulamentações futuras.
Nos próximos anos, a empresa focará ainda mais em consolidar sua presença no mercado de lubrificantes e óleos básicos, ampliando sua carteira de clientes, otimizando a cadeia logística e desenvolvendo novas soluções.
Imagem: Freepick