Conteúdo, confiança e experiência conectam consumidores à marca

Conexão emocional impulsionou 60% das empresas a superarem metas de receitas

publicidade

Se havia alguma dúvida de que conexões emocionais resultam em melhor desempenho, o estudo conduzido pela Braze, plataforma global especializada em engajamento de clientes, comprovou a relação promissora entre iniciativa e receita. De acordo com o Relatório Global de Engajamento do Cliente, 60% das marcas que superaram suas metas de receita em 2024 estavam altamente comprometidas em criar conexões emocionais com seus clientes. Para atingir esse feito, além da automação, é necessário personalização avançada, o que exige confiança, transparência e vínculo emocional com o consumidor.

A pesquisa é realizada anualmente e mapeia os principais desafios e oportunidades para profissionais de marketing em 2025. Esta última edição, realizada em parceria com a Wakefield Research, ouviu 2.300 líderes em 18 países.

O relatório final destaca três frentes essenciais para estreitar o vínculo com o consumidor: adaptar a mensagem, gerar confiança com transparência e aprimorar experiências com o uso da inteligência artificial. Em paralelo, 85% dos executivos de marketing demonstram preocupação com a relevância de suas comunicações.

Na América Latina, os dados revelam um cenário ainda mais promissor. Cerca de 69% dos profissionais de marketing da região superaram suas metas de receita nos últimos 12 meses, desempenho alinhado ao de mercados mais maduros, como Europa e Estados Unidos. Os aplicativos de mensagens também seguem em alta: 43% dos líderes afirmam usar ou planejar o uso desses canais em 2025, consolidando-os como os favoritos à frente de e-mail e SMS nas estratégias de comunicação direta com o consumidor.

A chave é entender o consumidor

Segundo a análise da Braze, a capacidade de entender o consumidor de forma individualizada deixa de ser diferencial e passa a ser um requisito estratégico para marcas que lideram crescimento e relevância no mercado.

O relatório aponta que 60% das marcas que superaram suas metas de receita em 2024 estavam altamente focadas em estabelecer uma conexão emocional com seus clientes. Essa prioridade tem se traduzido em resultados concretos, com empresas que alinham conteúdo e tecnologia para oferecer experiências personalizadas em grande escala.

“Quando as marcas compreendem a ‘linguagem corporal digital’ de seus consumidores, conseguem ajustar a jornada em tempo real e transformar interações em relacionamentos de longo prazo”, destaca Bill Magnuson, CEO da Braze, na abertura do estudo.

Transparência, confiança e IA

O estudo também mostra que 99% dos executivos entrevistados afirmam que preocupações com privacidade estão impactando os esforços de personalização avançada. Em mercados altamente regulamentados, como o Brasil com a LGPD, a transparência sobre o uso de dados tornou-se essencial para desbloquear o potencial do engajamento digital.

De acordo com o relatório, “as marcas que se destacam são aquelas que conseguem transformar a coleta de dados em uma oferta de valor para o cliente, com comunicação clara e benefícios tangíveis”.

Outro destaque é o papel crescente da IA generativa e do machine learning na criação de experiências hiperpersonalizadas. Entre as marcas de melhor desempenho, 39% já utilizam IA para ajustar mensagens com base no engajamento do cliente e 38% para analisar sentimentos e preferências. Essa tendência indica a necessidade de investir em tecnologias capazes de automatizar tarefas criativas e simplificar a gestão de dados para interações mais humanas e responsivas.

Durante o evento proprietário que realizou pela primeira vez no Brasil a Braze apresentou cases relevantes do mercado sobre ações que promoveram conexão com os seus clientes. As empresas que mais obtiveram sucesso foram aquelas que mostraram como o uso de dados, automação e conteúdo personalizado impulsionam resultados concretos e aceleram o crescimento das empresas, tornando-as as mais inovadoras do mercado. A plataforma destaca como bons exemplos, marcas como iFood, Petlove, Zé Delivery, Conta Azul e DM.

Imagem: Freepick