Franchising alcança 200 mil operações ativas no Brasil
Segundo a ABF, o setor cresceu 14,2% em faturamento no 2º trimestre
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O franchising brasileiro acelerou seu crescimento no segundo trimestre deste ano. Os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o setor registrou alta nominal de 14,2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o valor de R$ 69,9 bilhões.
“O resultado do trimestre mostra, mais uma vez, o dinamismo e a constante evolução do franchising no Brasil. O setor de franquias tem alta capacidade de transformar ideias em negócios e promover o crescimento coletivo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
O franchising vem crescendo ano após ano e o resultado do trimestre está em linha com a combinação de alguns fatores positivos da economia, tais como a elevada taxa de emprego e o aumento da massa salarial.
Faturamento cresce em todos os segmentos
Todos os segmentos listados pela ABF tiveram variação positiva em seu faturamento no período analisado.
Entre os que se destacaram, Alimentação – Comercialização e Distribuição, que cresceu 44%, foi impulsionado pela sazonalidade da Páscoa, com o aumento no consumo de chocolates e a maior procura por produtos de alto valor agregado. O fortalecimento dos mercados autônomos, lojas de conveniência, cafeterias também contribuíram para esse resultado.
Entretenimento e Lazer, que registrou crescimento de 15,7%, segue beneficiado pelo aumento da renda real das famílias, pela mudança de comportamento gerada no pós-pandemia, pelo avanço de experiências digitais e imersivas e atividades indoor como, por exemplo, espaços de trampolim em shopping centers.
Já o segmento de Limpeza e Conservação foi impactado pelo aumento do serviço de lavanderias de autoatendimento, que vai ao encontro das necessidades atuais da população, impactada com a redução no espaço das moradias, queda na mão de obra doméstica, entre outros fatores comportamentais das populações mais jovens. Nesse cenário, aumentou o faturamento em 15,4%.
Na sequência, também se destacaram os segmentos de Alimentação Food Service (14,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (12,5%), Serviços e Outros Negócios (11,5%), Moda e Serviços Automotivos (11,4% cada).
Mais de 200 mil operações
Nesse segundo trimestre, o setor de franquias brasileiro ultrapassou o número de 200 mil operações em funcionamento, com incremento de 7.449 frente ao mesmo período do ano passado. Comparando as aberturas e fechamentos, o saldo também é positivo, de 2,3%. Esses dados revelam que o franchising está chegando cada vez mais forte em todas as regiões brasileiras.
“Além das capitais, as franquias já estão presentes em cidades pequenas, localizadas no interior dos estados do País”, observa Tom Moreira Leite, acrescentando que também nos grandes centros urbanos as marcas continuam diversificando o local de suas operações. Entre os destaques estão parques, rodovias e condomínios residenciais.
Formador de mão de obra, o franchising segue empregando cada vez mais pessoas. O estudo apontou que o número de trabalhadores diretos no setor é da ordem de 1.745.000 no trimestre. “O franchising continua gerando oportunidade de emprego e, mais do que isso, capacitando milhares de jovens, principalmente, aqueles do primeiro emprego”, explica o presidente da entidade. “Além de capacitar e treinar a mão de obra, as marcas também exercem papel fundamental na formação dos empreendedores de primeira viagem”, complementa o executivo.
Franqueados multimarcas dão um salto
De acordo com a amostra pesquisada, os multifranqueados (empresários donos de duas ou mais operações mono ou multimarca) continuam em ascensão nas empresas franqueadoras. De acordo com o estudo, 88% das marcas respondentes contam com multifranqueados em suas redes. Chama atenção o crescimento da participação de franqueados multimarcas, que saltaram de 51% para 62%.
Além de estarem presentes em quase todas as redes, o volume de empreendedores com unidades de mais de uma marca deu um salto. “Não por acaso, muitas redes já se estruturaram para atender esse novo franqueado com áreas de suporte, treinamento e processo específicos”, conclui Tom Moreira Leite.
Metodologia
A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 2º trimestre de 2025 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam aproximadamente 40% do faturamento e 30% das operações do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franquias são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino, refletindo o universo total das marcas de franchising que operam no Brasil.
Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.
Imagem: Freepick