Kopenhagen e Puravida apostam em indulgência funcional

Marcas se posicionam no centro do movimento que une prazer e saudabilidade e dialogam com novos consumidores

publicidade

A busca por alimentos que promovem prazer com saudabilidade levou Kopenhagen e Puravida a se unirem em parceria estratégica. As marcas decidiram ampliar os potencial de cada uma e fortalecer presença no mercado da indulgência funcional. Mais do que uma aposta em inovação de produto, a collab converge atuações distintas para gerar novos diálogos com o consumidor.

O produto resultante da união de Kopenhagen e Puravida é o Colágeno Protein Língua de Gato Soul Good, que combina proteína e colágeno bioativo com o sabor do chocolate Língua de Gato. Em junho, no entanto, as marcas apresentaram o Whey Língua de Gato, cujo sucesso de vendas confirmou um insight já detectado por pesquisas: 77% dos consumidores da geração Z afirmam se engajar mais com marcas que exploram collabs estratégicas, segundo estudo da WGSN. Além disso, lançamentos em co-branding têm até 2,5 vezes mais recall espontâneo do que produtos tradicionais, aponta levantamento feito pela NielsenIQ.

Para Kopenhagen e Puravida, o resultado da parceria validou as estatísticas, inclusive aquelas que apontam para o consumo de indulgência aliada à performance, e abrir espaço para novas categorias.

Segmento em expansão

O cenário reforça a oportunidade. O setor de suplementos alimentares movimentou R$ 10,8 bilhões em 2024, segundo a a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) e deve manter crescimento de dois dígitos em 2025.

Já o mercado de alimentação saudável no Brasil alcança mais de R$ 15 bilhões ao ano, com expectativa de alta de 27% nos próximos 12 meses de 2026. Os números dos últimos 5 anos comprovam que o consumidor pós-pandemia tornou saúde, longevidade e estética drivers de compra tão relevantes quanto sabor e conveniência, criando terreno fértil para iniciativas que unem os dois mundos.

Além da complementaridade de portfólio, a collab ganha força no desenho de canais. A Kopenhagen, com mais de 800 lojas franqueadas, criou a linha Soul Good em 2019 como sua porta de entrada no universo funcional. De lá para cá, a submarca, que se tornou uma plataforma de saudabilidade, se fortaleceu e tornou-se uma das linhas que mais vende tanto nas lojas como no e-commerce da marca que caminha para o seu primeiro centenário.

A Puravida, nativa digital, consolidou sua operação de e-commerce e marketplaces, mas também tem investido em empórios e farmácias premium para ampliar capilaridade.

Segundo pesquisa da Deloitte, 73% das marcas que apostaram em collabs cross-indústria em 2023 relataram aumento de penetração em novos canais de venda. O case Kopenhagen–Puravida reflete essa lógica: juntas, as empresas alcançam desde o cliente fiel ao varejo físico até o público que busca conveniência online.

Nessa esteira, também puxam conversa com públicos diferentes. Kopenhagen reforça a sua base consumidora da linha de saudáveis e Puravida consegue entrar em um território onde a indulgência pura e simples é porta de entrada para conquistar os fãs de produtos funcionais e suplementos diversos.

Se para a Puravida o movimento reforça sua imagem de marca jovem, inovadora e conectada ao bem-estar integral, para a Kopenhagen a mensagem é clara: indulgência e saúde não são opostos, mas complementares.

“O lançamento consolida nossa parceria com a Kopenhagen, unindo a eficiência dos produtos Puravida ao sabor indulgente que só a Kopenhagen oferece”, afirma Luciana Buzolin, diretora de Marketing da Puravida. Para Pedro Velardo, CMO da Kopenhagen, “a linha Soul Good foi pensada para oferecer uma experiência sensorial completa ao consumidor que valoriza sabor e bem-estar”. “Essa collab é mais um passo sólido nessa direção”, afirma.

Território de marca

A ascensão dos suplementos no cotidiano, hoje, presentes não apenas em academias, mas também em snacks, sobremesas e rotinas de cuidado com a pele, amplia a relevância da categoria e legitima movimentos de convergência.

Para especialistas, collabs bem estruturadas funcionam como atalhos de credibilidade, permitindo que marcas transitem em novos territórios com menor barreira de entrada. O Colágeno Protein Língua de Gato Soul Good simboliza essa transformação.

De acordo com as marcas, o produto entrega performance, estética e prazer em um único gesto de consumo. Mais do que isso, coloca Kopenhagen e Puravida no centro de uma conversa maior, a de marcas que entendem que o futuro do consumo está na interseção entre desejo e propósito.

As empresas sinalizam a expansão do portfólio funcional e o fortalecimento da presença multicanal. Um jogo que não é apenas sobre indulgência ou saúde, mas sobre branding, relevância cultural e a capacidade de construir vínculos emocionais com o consumidor moderno.

Imagem: Divulgação

Assine a nossa newsletter E fique por dentro das novidades