Integração, inovação e transformação do varejo marcam o 1º dia do Latam Retail Show

O evento, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, começou nesta terça, 16, e vai até o dia 18

publicidade

O primeiro dia do Latam Retail Show sponsored by IBM foi marcado por temas sobre integração, inovação e transformação do varejo. Na parte da manhã, houve debates estratégicos e reflexões sobre o futuro do setor, com foco na integração entre canais, inteligência artificial, comportamento do consumidor e transformação digital. O evento segue até o dia 18, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na abertura, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, ressaltou a importância da união do setor empresarial para o desenvolvimento do País. Ele destacou a proposta central do encontro: conteúdo de alto nível, reflexão profunda e estímulo à geração de negócios. O tema que norteia esta edição — Meta Fusão — reforça a ideia de empresas que se integram para responder às novas e complexas necessidades do mercado.

Na sequência, o painelista Joe McDonnell, director of Consumer, Marketing and Retail Forecasting da WGSN, apresentou o estudo global “Shopper Priorities: as prioridades de compras nos próximos anos”. O levantamento apontou as principais tendências de comportamento de compra, incluindo a valorização da nostalgia pela Geração Z, o conceito de spaving (gastar para economizar), o desejo por recompensas criativas, o consumo voltado à durabilidade dos produtos e o crescimento das compras omnicanal, em que a integração entre físico e digital se torna cada vez mais essencial. McDonnell destacou, ainda, que 80% dos consumidores preferem marcas que ofereçam experiências personalizadas e que, além de produtos, entreguem conexão emocional, bem-estar e soluções completas.

Marcela Vairo, vice-presidente em Data & AI para as Américas da IBM, apresentou a palestra “IA na essência do retail: o momento da virada para monetizar o varejo com agentes e tecnologias exponenciais”. A executiva destacou que o e-commerce no Brasil cresceu, em média, 20% ao ano nos últimos cinco anos, alcançando R$149 bilhões em 2020, e que o uso estratégico da inteligência artificial pode ampliar margens brutas em até 60%. Segundo ela, 65% dos consumidores já preferem marcas que utilizam IA, mas alertou: adotar a tecnologia sem compreender o consumidor não é uma estratégia de sucesso.

Varejo como serviço

No painel “Retail as a service: a evolução do varejo, de plataforma de vendas para plataforma de soluções”, mediado por Marcos Gouvêa, participaram Julien Gazier, CFO da Leroy Merlin Brasil, Claudio Vicentini, vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil, Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, e Tomas Trabulsi, diretor de Parcerias Estratégicas da Porto Serviço da Porto Seguro. O debate trouxe exemplos concretos da transformação do varejo em plataforma de soluções completas.

Vicentini destacou a importância da granularidade no sell out, da disciplina e da integração com os clientes para transformar dados em crescimento. Ele observou que nem sempre o desconto é o caminho mais eficaz.

Gazier enfatizou que o consumidor atual busca soluções completas, que unam produto, orientação, entrega, serviços e financiamento em uma jornada omnicanal fluida. Para ele, a loja física se torna um espaço de descoberta, confiança e inspiração.

Em sua apresentação, Trabulsi, da Porto Seguro, reforçou o papel das parcerias na entrega de valor no varejo, citando que o consumidor prefere soluções mais completas. A Porto Serviços já oferece mais de 50 soluções para além do segurado tradicional.

Fred Trajano abordou a digitalização do varejo sem abrir mão da essência da loja física. Ele explicou que atualmente 70% da movimentação nas lojas da Magazine Luiza têm origem no online, o que demonstra a integração entre os canais físicos e digitais. O executivo falou também que cerca de 30% a 40% da área das lojas funciona como centro de distribuição, permitindo entregas no mesmo dia ou no dia seguinte ao consumidor final.

NRF Europa

Um dos momentos mais simbólicos da manhã foi o painel internacional simultâneo entre São Paulo e Paris, intitulado “From Department Stores to Lifestyle Destinations: Offering Services, Experiences and Hospitality”, com a participação de Fábio Adegas Faccio, CEO das Lojas Renner, diretamente do palco Latam Retail Show, Monica Cannalire, founder & MD da Younicorn, Selvane Mohandas Du Menil, managing director da IADS,e Marcello Zanfi, da CBRE, na NRF Europe.

Encerrando a manhã, a apresentação de Guilherme Mercês, CEO da Future Tank, trouxe a visão analítica do cenário econômico no painel “Do cenário econômico ao P&L: pilotando receita, margem e caixa com inteligência e estratégia”. Ele alertou sobre os impactos potenciais da reforma tributária e do imposto de renda, especialmente para o setor de serviços, e destacou que a inflação foi mais severa para o setor de consumo essencial.

As discussões seguirão ao longo dos próximos dias com novos painéis, keynotes e conteúdos dedicados à reinvenção do varejo na América Latina.

Imagem: Isis Brum/E&N

Assine a nossa newsletter E fique por dentro das novidades