Brasileiros de 50 anos impulsionam mercado de luxo

Setor atingiu a marca de R$ 98 bilhões em 2024 e deve alcançar R$ 150 bilhões até 2030

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Enquanto o mercado global de luxo atravessa um período de estabilidade, o Brasil registra um crescimento médio de 12% nos últimos dois anos. Em 2024, a movimentação desse nicho no País atingiu a marca de R$ 98 bilhões e deve alcançar R$ 150 bilhões até 2030. De acordo o estudo conduzido pela Data8, hub de inteligência sobre Economia Prateada da América Latina, os consumidores com mais de 50 anos são os principais responsáveis pelo desempenho favorável.

Segundo Lívia Hollerbach, uma das coordenadoras do levantamento, os brasileiros 50+ de classe A, que somam cerca de meio milhão de pessoas, concentram grande parte da riqueza patrimonial do País e sustentam um padrão constante e elevado de consumo. “Eles são os clientes mais rentáveis das corretoras, compõem o grupo vip dos bancos e sustentam as margens das grandes grifes. O consumo per capita mensal desse público chega a R$ 4.911, muito acima da média nacional”, afirma a pesquisadora.

O fenômeno da maior participação prateada no consumo de alto padrão é global. Nos Estados Unidos, os 50+ controlam 70% da riqueza das famílias. Na China, a economia prateada já alcança US$ 966 bilhões, com previsão de triplicar até 2035. Apesar disso, o estudo alerta para a baixa representatividade desse público na publicidade e nas campanhas de moda. Apenas 42% dos brasileiros 55+ de classe A se sentem vistos pelas marcas.

Para além dos dados econômicos, o estudo revela valores que orientam esse consumo: saúde, viagens, autonomia e qualidade de vida são prioridades declaradas. E marcas que entenderem esse cliente terão diante de si um mercado pequeno em número, mas imenso em relevância estratégica.

Principais insights

O estudo do Data8, intitulado “O cliente Gold é prata” faz parte do terceiro insight da série Brasil Prateado, que ao longo de 2025 apresenta oito grandes tendências sobre a revolução da longevidade e o seu impacto em mercados. A análise inédita tem como foco o consumo de alto padrão nas faixas mais maduras da população.

  • 78% dos brasileiros mais ricos têm mais de 50 anos e detém US$ 860 bilhões em ativos líquidos – projeção de US$ 1 trilhão até 2030;
  • O consumo per capita mensal dos 50+ de classe A chega a R$ 4.911, enquanto na classe B é de R$ 1.987;
  • Em 2024, os 50+ representaram 24% do consumo privado total dos lares brasileiros, movimentando R$ 7,3 trilhões;
  • Os setores mais consumidos por esse público incluem transporte (automóveis e viagens), habitação, saúde, gastronomia premium e moda de alto padrão;
  • R$ 150 bilhões: previsão do mercado de luxo brasileiro até 2030.

Imagem: Freepick

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